Divulgação
No próximo dia 22 de outubro, Teresina será palco do seminário “Transição energética e justiça climática: o papel dos povos e movimentos sociais na defesa dos territórios”, que acontecerá das 8h às 13h30, na Casa dos Movimentos Sociais (Rua Dezenove de Novembro, 1930 – bairro Primavera).
O evento faz parte do processo de mobilização rumo à Cúpula dos Povos e à COP 30, que será realizada em 2025, em Belém do Pará, reunindo organizações, movimentos populares e lideranças comunitárias em torno de um debate sobre mudanças climáticas, justiça socioambiental e defesa dos territórios.
O seminário tem como objetivo fortalecer a organização e articulação política das comunidades piauienses, destacando o protagonismo dos povos e movimentos sociais na construção de uma transição energética justa, popular e inclusiva, que leve em conta as realidades locais e os direitos das populações atingidas por grandes empreendimentos.
A atividade é organizada por diversas entidades, entre elas o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), COOPCATA, Organização Popular (OPA), Força Tarefa Popular (FTP), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), UNISOL Piauí e outras organizações que integram a Casa dos Movimentos Sociais e Economia Solidária.
Além de painéis e debates, o encontro será um espaço de articulação coletiva para a construção de uma agenda popular para a COP 30, pautada na defesa da vida, da soberania dos povos e na preservação dos biomas brasileiros.