A Força-Tarefa Popular (FTP) está unindo forças no Pará. O coordenador da entidade, Arimateia Dantas, está em Castanhal (PA) com uma missão: construir alianças estratégicas para a realização da Marcha Verde em Defesa do Planeta, que culminará na COP30.
Esta é a segunda viagem da FTP ao estado paraense. Arimateia chegou na segunda-feira (8) e, já nesta terça (9), iniciou uma agenda de encontros com lideranças locais. O primeiro deles foi com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Castanhal (STR). O encontro serviu para aproximação e diálogo, com o objetivo de fortalecer o apoio à Marcha.
Para Elza Andrade, secretária-geral do STR, a iniciativa é essencial para sensibilizar a sociedade sobre o reflorestamento:
“A Marcha Verde é um trabalho muito importante porque o planeta precisa de reflorestamento urgente. Cada árvore é uma vida. Quando plantamos, nasce uma vida nova; quando destruímos, uma vida se acaba. Somos nós que temos que cuidar do planeta. O homem constrói, mas também destrói. Por isso, precisamos nos unir e fazer a Marcha Verde acontecer”, esclareceu.
O coordenador da FTP, Arimateia Dantas, também avaliou o encontro de forma positiva:
“A reunião com o Sindicato foi muito produtiva. Fomos bem recebidos e conseguimos o apoio da entidade para essa mobilização. Estamos muito animados com as articulações e a força que a Marcha Verde está ganhando”, afirmou.
A Marcha Verde passará por quatro cidades do Pará — Castanhal, Santa Isabel, Benevides e Ananindeua — até chegar a Belém, onde acontece a COP30, maior evento global sobre mudanças climáticas, em pouco mais de 100 dias.
Durante a conferência, será apresentado o Projeto Árvore Humana, que pretende plantar 4 bilhões de árvores em todo o planeta.
ASCOM FTP/Vanderson de Paulo.