O coordenador da Força-Tarefa Popular (FTP), Arimateia Dantas, está em Belém (PA) com uma missão: fortalecer alianças para a Marcha Verde em Defesa do Planeta, que vai culminar na COP30.
Ele chegou à capital paraense na segunda-feira (4) e já iniciou uma agenda intensa de encontros com movimentos sociais e entidades sindicais.
Na manhã desta terça-feira (5), a FTP esteve na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PA) para uma reunião com a presidenta da CUT-Pará, Vera Paoloni; com a representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Pará (FETAGRI-PA), Ângela Conceição Lopes; com o sindicalista Eduvigem Maciel, do Sindicato de Tecnologia (SINDPD-PA). O encontro foi um momento de escuta e de aproximação com as entidades para fortalecer o apoio à Marcha.
“A reunião foi muito boa, principalmente pela disposição da presidenta da CUT em apoiar o movimento. A Cúpula dos Povos já vai realizar uma marcha curta, aqui mesmo, no dia 15 de agosto. O desafio agora é dialogar com outras organizações e decidir de onde partiremos. As propostas são Vigia, Benevides e Castanhal. Esse primeiro contato nos encheu de esperança”, afirmou Arimateia.
Mais encontros pela frente
Segundo o coordenador, esta foi apenas a primeira de várias reuniões em Belém. “Vamos conversar com a Cúpula dos Povos, que prepara atividades paralelas à COP. Também teremos agendas com sindicalistas e parlamentares. É um momento de articulação intensa”, ressaltou.
Rumo à COP30
A Marcha Verde será realizada para marcar a COP30, o maior evento global sobre mudanças climáticas, que acontece em Belém dentro de pouco mais de 100 dias. No evento, a FTP vai apresentar o Projeto da Árvore Humana como símbolo de mobilização e esperança.
ASCOM Vanderson de Paulo.