DETALHES DA NOTÍCIA

by FTP - PI / 15 / 07 / 2023

A FORÇA TAREFA-POPULAR AVALIA A TRANSPARÊNCIA EM 10 MUNICÍPIOS DO PIAUÍ

MUNICIPIOS FICANDO MAIS TRANSPARENTES. SOCIEDADE PRECISA ACESSAR SITES
post thumb
FTP - PI

 Município de União-PI.

 

             A Força-Tarefa Popular (FTP), com metodologia e apoio técnico da Transparência Internacional - Brasil (TI Brasil), vem desenvolvendo pesquisas no sentido de analisar os sites de transparências municipais no Piauí. Objetiva, também, avaliar a Transparência e Governança Pública, para identificar e promover a transparência pública e participação da sociedade na gestão de municípios piauienses pesquisados.

            O trabalho busca aferir o Índice de Transparência e Governança Pública -ITGP - no Piauí e vem sendo desenvolvido em parceria com a Força-Tarefa Popular. Os site municipais em análise são de Esperantina, Morro do Chapéu, Luzilândia, São João do Arraial, Matias Olímpio, Campo Largo, Porto, União e Teresina. Em 2022 estes municípios foram objeto analisado e o ITGP aferido foi o seguinte:

            Os municípios foram informados da situação com sugestões para melhoria da transparência.

            Os trabalhos do ITGP/2023 estão bem avançados com as coletas de dados já realizadas.  As equipes voltaram a analisar os sites para ver o grau de aperfeiçoamento tendo como base as recomendações feitas em 2022.

            Embora o trabalho ainda esteja em andamento já pode perceber que alguns municípios tiveram consideráveis melhorias nas informações elevando o grau de transparência. Outros pouco evoluíram.

            A metodologia de avaliação,  intitulada de Índice de Transparência e Governança Pública -ITGP,  assegura o contraditório e todas as prefeituras estão sendo notificadas das conclusões preliminares para que possam contestar os dados e fazerem suas justificativas até o dia 04/08/23.

            A previsão do final da pesquisa será o dia 12 de setembro de 2023 com o lançamento do ranking da transparência nos municípios pesquisados.

            Arimateia Dantas, coordenador da FTP, se mostra entusiasmado com o trabalho afirmando: “ A pesquisa tem motivado os gestores a colocarem na pauta do executivo a transparência do seu município. Sem muito alarde ou briga partidária o tema que é tabu nas gestões locais vem sendo desenvolvido de forma pacífica ao tempo em que os técnicos administrativos vão criando o hábito de alimentar o site fortalecendo a transparecia em seus municípios”.

             Já a Dra. Teresa Cristina Matos que coordena a avaliação do ITGP no Piauí salienta: “Que o grande desafio é a sociedade utilizar as informações dos sites para que possam exercer o controle social democrático”. Continua pontuando: “Os cursos que a FTP em parceria com o TCE sobre como navegar nos sites de transparência vai ajudar muito na sensibilização da sociedade para colocar esta ferramenta no dia a dia das visitas à internet”.

Fonte:
FTP-PI

Comentários