A Força-Tarefa Popular (FTP) segue fortalecendo alianças no Pará para a realização da Marcha Verde. Na tarde de terça-feira, o nosso Coordenador, Arimateia Dantas, esteve na Comunidade Areia Branca, localizada no km 46 da BR-316, em Santa Izabel do Pará, onde firmou novas parcerias para o evento.
Arimateia Dantas, reuniu-se com lideranças locais, como o senhor Soldadão e o ambientalista Juscelino Dantas. Segundo ele, “teremos esse acolhimento que eles vão fazer com a gente e ele vai estar mobilizando a comunidade local para receber a gente na Marcha”.
Durante a visita, foi apresentado o projeto da Marcha Verde e discutidas estratégias para ampliar a mobilização no estado. Santa Izabel será o segundo município do percurso, que seguirá até Belém.
O projeto é visto como necessário para o Planeta segundo aponta o secretário de meio ambiente de Santa Izabel, Juscelino Dantas. “É importante cuidar da natureza. Costumo dizer que é assim: a gente não consegue viver sem Deus, nós não conseguimos viver sem a natureza. A natureza pode até viver sem a gente, mas falta oxigênio e vai faltar tudo para a gente, se a gente não tiver a natureza”, justifica ele.
A Marcha Verde terá um trajeto de 70 km a pé, passando por quatro cidades — Castanhal, Santa Izabel, Benevides e Ananindeua — até chegar à capital paraense. O objetivo é chamar a atenção do mundo e da COP30, maior evento global sobre mudanças climáticas, que acontece em Belém dentro de pouco mais de 60 dias.
Além da caminhada, também será lançado o Projeto Árvore Humana, que propõe o plantio de 4 bilhões de árvores em todo o planeta, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e com um futuro sustentável.
ASCOM FTP/ VANDERSON DE PAULO.