DETALHES DA NOTÍCIA

by FTP - PI / 22 / 08 / 2025

Últimos dias para prefeituras piauienses apresentarem recurso sobre avaliação de transparência

Os resultados definitivos serão encaminhados às gestões municipais.
post thumb
FTP - PI

 

Encerra-se no dia 24 de agosto de 2025 o prazo para que as prefeituras de dez municípios piauienses apresentem recurso ao resultado preliminar do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP).

Os resultados preliminares e os ofícios com orientações foram enviados às respectivas prefeituras no início de agosto. Após a fase de recursos, os documentos serão analisados pelos voluntários da avaliação, que definirão a nota final de cada município. Em seguida, os resultados definitivos serão encaminhados às gestões municipais.

Os municípios avaliados são: Esperantina, Morro do Chapéu, Luzilândia, São João do Arraial, Matias Olímpio, Campo Largo, Miguel Alves, Porto, União e Teresina.

As notas individuais podem ser acessadas na plataforma do ITGP, utilizando as credenciais enviadas por e-mail a cada prefeitura. Para apresentar recurso, é necessário encaminhar uma justificativa por escrito, acompanhada de links comprobatórios que permitam a verificação das informações apresentadas.

O resultado final do ITGP 2025 será divulgado no dia 7 de outubro de 2025 e deverá servir como instrumento para aprimorar a gestão pública e estimular a participação social nos municípios piauienses.

A avaliação é uma realização da Força-Tarefa Popular (FTP-PI) e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. O projeto é financiado pela União Europeia, por meio da iniciativa “Fortalecendo a transparência, a integridade e o espaço cívico para a promoção dos ODS nos municípios brasileiros”. Os conteúdos relacionados a esta avaliação não necessariamente refletem a posição oficial da União Europeia.


Sobre o ITGP


O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) é uma iniciativa da Transparência Internacional – Brasil que tem como objetivo avaliar e fomentar as agendas de integridade, transparência, dados abertos, acesso à informação, participação social, governança pública, transformação digital e combate à corrupção nos diversos níveis federativos e poderes da República.

Nesta edição, o ITGP traz novos indicadores, com destaque para os temas de saúde e clima. O índice classifica os entes avaliados em formato de ranking e atribui notas que variam de 0 a 100 pontos. Os níveis de transparência são classificados em cinco categorias: “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”. Quanto maior a nota, melhor o desempenho do município na promoção da transparência e da boa governança.

ASCOM FTP/Vanderson de Paulo

Fonte:
Ascom FTP-PI

Comentários