Como potencializar a participação popular na discussão do Novo Plano Nacional e Educação? Esse tema, que está sendo discutido em todo território nacional, será abordado no dia 12 de junho, às 8h:30, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O advogado e coordenador da Força-Tarefa Popular (FTP-PI), Arimateia Dantas participará de uma mesa redonda com o tema “Participação Popular e Controle Social: perspectivas no contexto do Novo Plano Nacional de Educação”.
A mesa também contará com a participação da Profa. Lucineide Barros (ADCESP/UESPI) e da Profa. Marli Gonçalves (UFPI/NUPPEGE) que trarão questões importantes que envolvem o novo PNE e aspectos da discussão do documento final aprovado na Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, com vista a garantir uma educação pública de qualidade a todas as pessoas no território brasileiro.
A atividade, de iniciativa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, faz parte da Semana de Ação Mundial (SAM), realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras.
A SAM acontece em praças, escolas, centros comunitários, nas ruas, em audiências públicas, reuniões na internet, entre outros. “Aqui no Piauí temos o Comitê Piauiense da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, composto por várias entidades comprometidas com a luta pelo direito à educação. A atividade que ocorrerá dia 12/06 é uma iniciativa do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE), juntamente com as demais entidades do Comitê da Campanha”, comenta a Rosana Evangelista da Cruz, docente da UFPI e membro do Núcleo e do Comitê da Campanha Piauí.
A atividade é aberta a qualquer pessoa que queira refletir e se engajar na luta pelo direito à educação: dia 12/06, quinta-feira, 8h30, na sala de defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Mais informações da SAM AQUI!